A luta de dois gigantes: Tráfego pago x Tráfego orgânico. A decisão de investir em uma estratégia de tráfego deverá levar em consideração alguns fatores como: objetivo, custo-benefício, urgência de resultados.

O desejo de todo empreendedor é conquistar novos clientes e turbinar suas vendas. Para que isso possa acontecer, o primeiro passo é fazer com que sua empresa seja conhecida. E para conquistar essa “fama”, a sua empresa deve investir em estratégias de Marketing Digital e entre elas existe a de tráfego que traz grandes resultados.

Tráfego orgânico
A principal vantagem do tráfego orgânico é não ter um custo direto. Mas é preciso um investimento em produção de conteúdo a longo prazo, com a aplicação das técnicas adequadas para obter um bom resultado. Seu conteúdo precisa ser muito bom para alcançar a primeira página de buscadores como o Google, trazendo uma visibilidade para sua empresa.

Quantas vezes você foi pesquisar algo no Google e clicou em um link que apareceu na primeira página de busca? Pois é, seu conteúdo precisa ser bom, melhor que isso, seu post precisa ajudar alguém a solucionar um problema ou trazer alguma informação.

Tráfego pago
Como nome já diz, é necessário um investimento direto, o anúncio é pago e o resultado é garantido. Isso é feito por meio de anúncios criados no Google Adwords, plataforma de anúncios do site de buscas do Google. Quando alguém busca pelas palavras-chave que você pagou no anúncio escolhido, encontrará seu site na primeira página.

Exemplo: A pessoa pesquisa por Curso de Marketing Digital, dicas de marketing digital. Sua empresa vai aparecer na primeira página de pesquisa. Com tráfego pago é possível escolher para qual público você deseja anunciar, localização ou fazer um remarketing para quem já teve alguma interação com seu produto ou serviço.

Qual o melhor?
Como você viu, tanto o tráfego orgânico como o pago tem suas vantagens. A escolha de qual o melhor para sua empresa vai depender de seu objetivo. Se você quer resultados aos poucos e a longo prazo, o tráfego orgânico é o melhor. Mas se for uma campanha específica para vender um produto ou serviço de forma mais rápida, o tráfego pago seria o mais indicado.